O Blog MG fez uma análise da conjuntura atual na Câmara de Vereadores de Natal. Dos 29 parlamentares, 27 vão disputar a reeleição. Considerando o aspecto político e partidário, consideramos que nove vereadores estão com a reeleição bem encaminhada.
Aldo Clemente e Herberth Sena, ambos do PSDB, tiveram uma votação superior a 5 mil votos na eleição passada. Os dois tem apoio de de deputados estaduais fortes e estão em uma nominata que lhes favorece.
Daniel Valença e Brisa Bracch, ambos do PT, vão disputar a reeleição na federação que também conta com PV e PCDoB. O PT deve ampliar sua bancada na Câmara, assim como ocorreu na Assembleia Legislativa. A candidatura de Natália também ajuda a oxigenar as candidaturas proporcionais, principalmente dos dois mandatários que estão desempenhando um bom mandato.
Luciano Nascimento deverá ser o único mandatário no PSD, o partido de Carlos Eduardo, que está à frente nas pesquisas e terá uma boa votação de legenda. Luciano é o puxador de votos do partido. Preto Aquino está montando uma boa nominata para eleger dois vereadores, assim como ocorreu na eleição passada, ele também é o puxador de votos.
O Presidente Eriko Jacome está montando uma nominata que deve eleger pelo menos três vereadores, ele é o puxador de votos. Camila Araújo teve mais de 17 mil votos para Federal na última eleição, sem apoio de nenhum vereador, e continua forte nas suas bases. Se ela não for candidata a vice, deverá ser uma das mais votadas de Natal.
Por último, o vereador Peixoto, que ampliou consideravelmente as suas bases, tem um trabalho sólido e contará com uma ajuda extra de gente forte da prefeitura para garantir sua reeleição.
Bom dia, se essa matemática funcionasse na vida real , política é muito complicada, são os detalhes que muda tudo.