Francisco de Assis
22/09/2023 às 10:00

Obras de esgotamento sanitário da Zona Norte de Natal é debatida em Audiência

As obras de esgotamento sanitário da Zona Norte de Natal foram tema de Audiência Pública na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (21), para prestar esclarecimentos quantos aos prazos e valores. Atualmente, a região conta com apenas 3% de cobertura, o que justifica a importância da obra, que passará a contar com um eficiente sistema para evitar problemas de esgoto ao ar livre e problemas de saúde. 

Duas estações de tratamento, com investimentos no valor de R$ 612 milhões, pretendem deixar a Zona Norte de Natal com 95% de cobertura.   

Conforme o diretor presidente da Caern, Roberto Linhares, a estação de tratamento é a última fase da obra, visando tratar o esgoto coletado. A etapa atual, da primeira estação, está em 96% de conclusão. 

“Com a conclusão dos dois módulos, a Zona Norte de Natal fica praticamente toda atendida. Saindo de 3% para 95% de cobertura com esgoto. Isso permite qualidade de vida, saúde e dignidade às pessoas que moram na Zona Norte. Então a gente espera realmente concluir essa obra de fundamental importância para Natal. A gente sabe que precisa de esgoto para evitar problemas de saúde e que a população seja realmente beneficiada com algo que já era para estar há bastante tempo disponível para ela”, disse.

Propositor da audiência, o vereador Milklei Leite (PV) destacou que a audiência teve como objetivo discutir, debater e esclarecer para a população quais procedimentos precisam ser adotados e esperados. 

“Estou acompanhando de perto os desdobramentos para que a Zona Norte realmente fique 100% saneada. Porque aí iremos acabar com vários problemas. E como as pessoas ainda não sabem, então, essa audiência é para discutir, debater, esclarecer o que elas vão ter que fazer. Nós já sabemos que a empresa que ganhou a licitação já vai montar seu canteiro de obra agora dia 2 de outubro. Por isso se faz necessário que as pessoas saibam o que vão ter que fazer”, explicou.

Milklei falou ainda que a CAERN vai trabalhar a rede até a calçada e que por isso os moradores precisam se preparar para desativar as forças e ligar no local correto. 

“Os primeiros testes já têm a previsão agora para novembro, então nós temos aí uma luz e isso é motivo de alegria, de felicidade. Natal, tudo indica, vai ser a primeira capital do Brasil a ser 100% saneada antes do marco legal determinado até 2033. Então, aqui discutimos e esclarecemos que vai ter, sim, alguns transtornos como, por exemplo, cavar em frente a calçada, as pessoas não vão poder entrar nas garagens e nesses momentos, vão precisar ter um pouco paciência e colaborar", falou.


Comentários


Luana Araújo
09/22/2023

Parabéns a todos os envolvidos, principalmente ao vereador Milklei Leite, a zona norte precisa ser vista

Leanderson Silva Fernandes
09/22/2023

Espero que não se esqueça da rua São Francisco bairro no nossa senhora da apresentação já faz mais de 30 anos que continua sem calçamento estou cansado de fazer manutenção no meu veículo por causa dos buracos

09/22/2023

Obra mais que necessária!

DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais