Imagem: Reprodução
12/07/2024 às 17:02

Pães de forma têm álcool detectável no bafômetro, aponta pesquisa

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE | EUROCONSUMERS-BRASIL) realizou um estudo inédito no Brasil, identificando altos níveis de álcool em algumas das marcas de pães de forma mais consumidas no país. Três dessas marcas apresentaram resultados que, segundo a Proteste, poderiam ser detectados em um teste de bafômetro.

O estudo avaliou 10 marcas líderes de vendas: Visconti, Bauducco, Wickbold 5 Zeros, Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys, Wickbold, Plusvita e Pullman.

As análises revelaram que 60% dos produtos mais vendidos nos supermercados seriam considerados alcoólicos se houvesse uma legislação específica para essa categoria. Apenas os produtos Pullman e Plus Vita foram aprovados em todas as avaliações.

Henrique Lian, diretor executivo da PROTESTE | EUROCONSUMERS-BRASIL, ressaltou a gravidade da presença de etanol em alimentos não alcoólicos sem identificação adequada. “Estamos certos de que muitos consumidores evitariam esses produtos com alto teor alcoólico, por motivos de saúde, orientação religiosa e outros, se soubessem o que constatamos em nossos rigorosos testes laboratoriais. Por isso, lançamos a campanha ‘Se tem Álcool, todo mundo tem direito de saber’, para promover maior transparência com os consumidores”, defendeu.

É sabido que a fabricação de pães envolve fermentação, onde os açúcares da massa são transformados em álcool etílico e gases. Embora grande parte desse álcool evapore durante a cocção, algumas indústrias diluem conservantes na substância para evitar o mofo, o que pode resultar em altos teores de etanol no produto final.

“Apesar da legislação brasileira permitir o uso de algumas substâncias nos alimentos, é necessário revisar normas para assegurar que o etanol residual não cause problemas aos consumidores”, destacou Lian. O relatório sugere que consumir apenas duas fatias dos pães das marcas Visconti, Bauducco e Wickbold 5 Zeros poderia resultar em uma leitura positiva no bafômetro, dado que o índice seguro de álcool no organismo é abaixo de 3,3g, conforme os dados do DETRAN.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo anual de 60 kg de pão por pessoa, equivalente a 6 fatias diárias, o que pode ser considerado excessivo em termos de álcool no sangue. Para grupos específicos, como grávidas e lactantes, é essencial ter conhecimento sobre a presença de álcool nesses produtos, pois a ingestão contínua pode causar problemas como a síndrome alcoólica fetal (SAF).

A análise também apontou que, se fossem medicamentos fitoterápicos, os produtos Visconti, Bauducco, Wickbold 5 Zeros, Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys e Wickbold precisariam de advertência alcoólica devido aos níveis de álcool excedentes permitidos para crianças.

Diante dessa descoberta, a PROTESTE | EUROCONSUMERS-BRASIL enviou um ofício com os resultados do teste ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sugerindo o estabelecimento de um percentual máximo de álcool (como 0,5%, conforme os balizadores apresentados no relatório) e a implementação de ações de fiscalização sobre os teores de conservantes anti-mofo e álcool após a regulamentação.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais