Imagem: Reprodução
26/04/2025 às 09:07

Papa atendeu periferias e foi contra guerras, diz cardeal em funeral

Francisco foi um “papa entre o povo, de coração aberto a todos”, disse o cardeal Giovanni Battista Re durante a homilia. A fala foi feita durante a cerimônia de funeral do pontífice – a Missa de Exéquias -, neste sábado (26).

“Rico em calor humano e profundamente sensível aos desafios de hoje, o papa Francisco realmente compartilhou as ansiedades, os sofrimentos e as esperanças desta época de globalização”, disse Re.

“Seus gestos e exortações em favor dos refugiados e deslocados são incontáveis. Sua insistência em trabalhar em prol dos pobres foi constante”, continuou o cardeal, observando que a primeira viagem de Francisco como papa foi a Lampedusa, uma ilha italiana no Mediterrâneo que há muito tempo é o primeiro porto de escala para pessoas que cruzam a fronteira do norte da África.

Diante das guerras devastadoras dos últimos anos, com seus horrores desumanos e inúmeras mortes e destruições, o papa Francisco elevou incessantemente a voz implorando pela paz, apelando à razão e convidando à negociação honesta para encontrar soluções possíveis.

A guerra, disse ele, resulta na morte de pessoas e na destruição de lares, hospitais e escolas. A guerra sempre deixa o mundo pior do que era antes: é sempre uma derrota dolorosa e trágica para todos”, acrescentou Re.

“O papa Francisco costumava concluir seus discursos e encontros dizendo: ‘Não se esqueçam de rezar por mim’. Caro papa Francisco, agora lhe pedimos que reze por nós. Que o Senhor abençoe a Igreja, abençoe Roma e abençoe o mundo inteiro, como fez no domingo passado, da sacada desta basílica, em um último abraço com todo o povo de Deus, mas também abrace a humanidade que busca a verdade com um coração sincero e ergue a tocha da esperança”, concluiu.

O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o título de pontífice em março de 2013.

Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.

O pontífice morreu aos 88 anos, após sofrer um AVC, seguido de uma falência cardíaca irreversível.

O funeral de Francisco aconteceu neste sábado (26) e durou cerca duas horas e dez minutos, reunindo mais de 250 mil pessoas e chefes de Estado do mundo inteiro.

 

CNN


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais