Cientistas das universidades públicas do Rio Grande do Norte e da Paraíba adicionaram um novo nome à discussão ao batizar um peixe recém-descoberto de Hypsolebias lulai, em homenagem ao presidente da república. O "peixe das nuvens", agora conhecido carinhosamente como "lulinha", foi avistado pela primeira vez em agosto de 2022 por um agricultor em um assentamento no Rio Grande do Norte.
O agricultor fotografou o peixe e compartilhou a imagem com Telton Ramos, biólogo do Instituto Peixes da Caatinga e da UFPB. Ramos, junto com uma equipe, organizou uma expedição financiada pelos seguidores das redes sociais do Instituto Peixes da Caatinga para coletar amostras da espécie na região.
A escolha de nomear o peixe em homenagem ao presidente Lula teve como objetivo dar mais visibilidade aos grupos de peixes das nuvens. Ramos ressaltou a necessidade de ampliar o conhecimento e a conservação desse grupo de peixes, pois ainda sabemos muito pouco sobre eles. Ele destacou que nomear as espécies é fundamental para a sua proteção.
Os pesquisadores planejam continuar monitorando a população do Hypsolebias lulai com a colaboração dos moradores da região onde o peixe foi encontrado. Além disso, eles continuarão a preservar as poças de água para avaliar o estado de conservação da espécie a longo prazo.