Após o último final de semana, moradores e turistas que aproveitavam as belezas naturais da praia de Barra do Rio, situada em Extremoz, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, foram surpreendidos por uma tonalidade mais escura nas águas do rio da região, acompanhada por uma considerável quantidade de peixes mortos ao longo da orla.
Pescadores locais relatam que, durante períodos chuvosos, a água que desce pelo rio arrasta sujeira e outros resíduos provenientes de plantações e viveiros de camarão, desaguando diretamente na praia.
A repercussão do incidente nas redes sociais com imagens compartilhadas, levantou a possibilidade de um crime ambiental em curso.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) informou que uma equipe de fiscais do órgão esteve na manhã desta terça-feira (5) em Barra do Rio para investigar a denúncia da morte de peixes e a alteração da cor da água. Os técnicos constataram que os efeitos na água são resultado das intensas chuvas da última semana, as quais arrastaram material orgânico das lagoas intermitentes para o rio, ocasionando a mudança na coloração da água e reduzindo a oxigenação para os peixes.
Segundo o Idema, os fiscais descartaram a presença de efluentes na localidade, e afirmaram que, com o passar dos dias, o efeito visual deve ser depurado naturalmente. Enquanto isso não ocorre, o órgão recomenda evitar o consumo da água.
segundo o Ibama as mortes foram causar natural devido as chuvas da semana passada 👍.