Após protestos de moradores, políticos e ativistas na tarde de segunda-feira (10) e na manhã desta terça-feira (11), a Prefeitura do Natal decidiu suspender temporariamente o corte de árvores na Avenida Jaguarari. Durante o protesto, o vereador Robério Paulino chegou a se acorrentar a uma das árvores que seria cortada.
O corte das árvores no canteiro central da via havia sido iniciado na segunda-feira (10). O secretário Irapoã Nóbrega, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), divulgou um vídeo explicando a medida, que visava melhorar o passeio público e ampliar as calçadas.
Segundo a Prefeitura, é importante esclarecer que a maioria das árvores removidas são de espécies exóticas e invasoras, como o nim, originário da Índia, e a algaroba, nativa do Peru. Essas espécies competem com as plantas nativas e podem causar danos à biodiversidade local. Além disso, as novas calçadas serão arborizadas com espécies nativas, respeitando a biodiversidade local e fornecendo sombra para os pedestres.
No entanto, devido às críticas recebidas, Irapoã confirmou pela manhã que o corte das árvores foi suspenso. Uma reunião será realizada com as secretarias responsáveis pelas obras na via para reavaliar a necessidade de supressão da vegetação.
As secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente concederão entrevista coletiva nesta quarta-feira (12), às 09h30, na sede da STTU. Onde será discutida as intervenções na rua Jaguarari.