Foto: Reprodução
30/04/2024 às 15:18

Prefeitura homologa resultado e confirma empresa que fará engorda de Ponta Negra

A Prefeitura de Natal oficializou hoje, terça-feira (30), a confirmação do resultado da licitação para a ampliação da faixa de areia da Praia de Ponta Negra e a extensão do calçadão até a Via Costeira. Após análise, os questionamentos levantados em relação à licitação foram descartados pelo Executivo, permitindo assim o prosseguimento das licenças necessárias para a realização da obra, avaliada em R$ 73,7 milhões.

O consórcio vencedor do processo licitatório foi a DTA-AJM, empresas especializadas em dragagem e com histórico em projetos de aterro. A DTA já foi responsável pelo aumento da faixa de areia na praia de Balneário Camboriú. O consórcio JDN-Edcon, terceiro colocado na licitação, contestou o processo alegando 22 irregularidades nos documentos de habilitação dos concorrentes, especialmente do consórcio vencedor, atribuindo 14 delas à empresa DTA-AJM. Entretanto, tanto a Justiça quanto a Prefeitura rejeitaram os questionamentos, permitindo o avanço do projeto.

Com isso, a Prefeitura estima iniciar a obra dentro de três a quatro meses, após a homologação do resultado. O cronograma envolve a obtenção da Licença de Instalação e Operação e o início das atividades, inicialmente com a dragagem e o aterramento hidráulico para o aumento da praia de Ponta Negra, seguido pela complementação do calçadão até a Via Costeira.

O projeto de ampliação da faixa de areia é discutido há anos em Natal e visa alargar a área, proporcionando até 50 metros de areia na maré alta e 100 metros na maré baixa. Atualmente, em marés altas, a presença de bares, barracas e banhistas na areia e no mar é praticamente inviável.

De acordo com os estudos realizados pela empresa Tetratech, sediada em São Paulo, a obra consistirá em utilizar areia submersa de uma jazida na praia de Areia Preta para incrementar a de Ponta Negra. Serão necessários aproximadamente 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia para o projeto.

Os trabalhos serão conduzidos por uma draga de sucção, que gradualmente depositará a areia em trechos a cada 200 metros na praia. Após o transporte do material, será realizada a terraplanagem, incluindo espalhamento, compactação e nivelamento do aterro por meio de tratores.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais