Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte decidiram, no início da tarde desta quarta-feira (19), aprovar o indicativo de greve. Bruno Vital, Coordenador do SINTE-RN, anunciou que a paralisação terá início no dia 25 de fevereiro. A decisão foi tomada durante uma Assembleia dos trabalhadores da Educação, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN), realizada no Centro Administrativo do Estado.
Os profissionais da educação rejeitaram a proposta apresentada pelo Governo, que oferecia um aumento salarial de 2% em março de 2025 e 4,27% em dezembro de 2025, além da implementação do piso salarial para todos os membros da categoria, incluindo ativos e aposentados. Essa proposta seria vinculada a um acordo judicial com a participação do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, mas não mencionou o pagamento retroativo.
Durante a assembleia, os educadores consideraram a oferta “insatisfatória” e apresentaram uma contraproposta solicitando o ajuste para o pagamento integral dos 6,27% do piso em março de 2025. A greve está programada para começar no dia 25 de fevereiro, com uma Assembleia de Deflagração agendada para as 14h.