Programa busca aumentar segurança em aeroportos brasileiros
Lançado na última quarta-feira (21), o programa 'Aeroportos+Seguros' foi instituído para aumentar a segurança de passageiros e bagagens nos principais terminais aeroportuários do Brasil, com o auxílio de alta tecnologia. A Iniciativa foi desenvolvida pela Polícia Federal e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em coordenação com os ministérios de Portos e Aeroportos (MPOR) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Está prevista, entre outras medidas, a instalação de mais câmeras e mais iluminação nos pontos de check-in e nas áreas de bagagens; biometria para identificação de passageiros e funcionários; monitoramento e inspeção de bagagens nas esteiras; novos equipamentos de raio-x, scanners corporais e detectores de líquidos e explosivos.
Além do aumento da segurança aeroportuária, haverá a modernização dos procedimentos e tecnologias utilizados contra atos ilícitos (também conhecida como Aviation Security ou AVSEC) nos aeroportos brasileiros.
A PF, vale lembrar, é a instituição responsável por assegurar a integridade do ambiente aeroportuário, protegendo passageiros, tripulações e aeronaves contra ameaças de toda natureza.Dentre os serviços prestados pela Polícia Federal nos aeroportos estão: supervisão das inspeções de segurança em passageiros, bagagens e cargas e verificação da idoneidade das pessoas que trabalham em áreas restritas.
Além disso, a PF atua na investigação de crimes que permeiam a aviação civil, como tráfico de drogas, contrabando, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.
O Diretor de Polícia Administrativa da PF Rodrigo Teixeira frisou a importância da trilogia: tecnologia, atuação conjunta e profissionais dedicados, para a efetiva segurança de portos, aeroportos e fronteiras. Ele ressaltou o compromisso da corporação em aprimorar cada vez mais suas ações, em parceria com órgãos como ANAC e Receita Federal, dentre outros.
Incremento da segurança
A primeira fase do programa 'Aeroportos+Seguros' será implementada no Aeroporto Internacional de Guarulhos e prevê medidas que envolvem o incremento da segurança nas áreas de circulação de passageiros e bagagens, com modernização dos equipamentos de inspeção; incremento dos sistemas e procedimentos de controle de acessos de veículos, equipamentos e pessoas nas áreas operacionais; restrição de uso de dispositivo eletrônico nas áreas de manobra de aeronaves; controle para o acionamento das esteiras de bagagem nas áreas de check-in e segregação de área exclusiva para bagagens, além de ampliação dos controles de acesso dos funcionários via reconhecimento biométrico.
A escolha do Aeroporto de Guarulhos como o primeiro a receber o programa 'Aeroportos+Seguros' levou em conta a relevância do terminal para a aviação civil brasileira. Guarulhos é o aeroporto com maior movimentação doméstica e internacional do Brasil. A partir da experiência com o terminal paulista, as novas medidas de segurança deverão ser implementadas em outros grandes terminais aeroportuários do país.
Tribuna do Norte