O Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-Uern), em parceria com o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam), prestou atendimento a 24 animais marinhos encalhados no litoral oriental do Rio Grande do Norte entre 24 de dezembro de 2023 e 8 de janeiro de 2024.
Os animais, compostos por 16 tartarugas marinhas e 8 golfinhos, foram encontrados ao longo da região que se estende dos municípios de Caiçara do Norte a Baía Formosa. Dois das tartarugas encontradas encalharam vivas, mas, devido ao seu grave estado de saúde, não resistiram e faleceram posteriormente.
A bióloga do Cemam e do PCCB, Raquel Marinho, destaca que é comum observar um aumento nos encalhes de animais no período de dezembro a janeiro, quando muitas espécies migram para águas mais quentes, como as do litoral do estado, durante seus ciclos migratórios.
No entanto, a bióloga ressalta que os encalhes estão diretamente ligados à interação entre o ambiente marinho e a ação humana. A ingestão de resíduos sólidos, como plástico ou nylon, e a captura em redes de pesca são as principais causas dos encalhes, resultando em óbitos, explica Raquel.
A presença de substâncias tóxicas provenientes de resíduos sólidos no mar pode causar danos ao sistema imunológico e reprodutivo de animais como tartarugas marinhas e golfinhos, comprometendo ainda mais sua capacidade de sobrevivência.
A bióloga destaca que ações simples por parte da população, como recolher o próprio lixo e manter as praias limpas, têm um impacto significativo na redução do número de animais afetados por resíduos que chegam ao mar. No entanto, ela reconhece a complexidade da questão da pesca, uma atividade econômica vital, mas ressalta o alto impacto que ela pode ter na sobrevivência desses animais.
Raquel orienta a população a acionar o Cemam ou o PCCB-Uern ao encontrar um animal marinho encalhado com vida, fornecendo sombra para os animais com guarda-sóis, cangas ou lonas. No caso de animais mortos, ela aconselha a notificação ao Cemam ou ao PCCB-Uern e a evitar qualquer contato com os animais.
O Cemam e o PCCB-Uern podem ser contatados pelos seguintes telefones:
- Natal e região: (84) 99943-0058
- Areia Branca e região: (84) 98843-4621