O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL/RN, realizou encontros em quase 60 municípios, tendo reunido mais de 1.000 filiados. O partido elege suas direções a cada três anos, a partir desses encontros presenciais denominados plenárias municipais que elegem suas respectivas direções, bem como representantes (delegados) ao encontro estadual (congresso), onde ele elege sua direção estadual e escolhe representantes (delegados) ao congresso nacional que ocorrerá em Brasília/DF, de 29.09 a 02.10.
Nas plenárias dos municípios foram defendidas teses apresentadas por correntes internas que buscaram avaliar o período passado, o momento presente e preparar o partido para o período vindouro, inclusive, apontar estratégias para o momento eleitoral de 2024 e 2026.
Ontem (17), foi o encerramento com o coroamento da etapa estadual, realizada o dia inteiro, contando com as presenças dos delegados/as eleitos/as nas etapas municipais.
Na mesa de abertura foi aberto um momento para saudações que contou com as presenças de diversas entidades sindicais, movimentos populares e partidos políticos do campo da esquerda a exemplo do PT, PCdoB e UP.
Na sequência, foram realizados os debates coletivos que culminam apontando algumas resoluções como:
1. O esforço para montar nominatas de vereadores no maior número de cidades possíveis, com atenção especial para a capital, considerando que o PSOL faz parte de uma Federação de partidos junto com o Rede;
2. Esforçar-se para lançar candidaturas aos executivos municipais que tenham probabilidade eleitoral e programática;
3. Preparar calendário de formações políticas para as bases do partido e,
4. Aprovou várias moções relacionadas ao meio ambiente, situação climática, política agrária e apoio aos mais diversos planos de lutas de categorias ligadas aos servidores públicos e celetistas.
Por fim, os participantes elegeram quais serão os dirigentes do PSOL pelos próximos três anos:
Sandro Pimentel - Presidente Estadual do PSOL/RN e,
Damião Sabino - Presidente Estadual da Federação PSOL/REDE.
Na oportunidade e com base no resultado final, Sandro Pimentel anunciou que Tatiane Ribeiro que até então era a presidenta municipal do PSOL/Natal, agora terá a responsabilidade ainda maior assumindo a Presidência Municipal da Federação PSOL/REDE, como também a Tesouraria Municipal do PSOL/Natal.
Na semana passada o partido havia anunciado que Júlio Pontes será o Presidente Municipal PSOL/Natal.
Por fim, a militância e os dirigentes presentes ao congresso estadual, saíram muito animados, empolgados e convictos que terão muitas batalhas pela frente e que no campo eleitoral, o PSOL sairá ainda maior que 2020 quando elegeu 11 vereadores, um prefeito e um vice prefeito e em 2022 quando elegeu seu primeiro deputado estadual da história do RN.