O Partido dos Trabalhadores (PT) planeja lançar candidatos em pelo menos 12 capitais nas eleições municipais de 2024. De acordo com informações divulgadas pela Folha de S. Paulo, a lista inclui Natal (RN), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Vitória (ES), Aracaju (SE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).
Em Natal, a deputada federal Natália Bonavides já foi confirmada como pré-candidata. Seu nome havia sido considerado desde 2020, mas naquela ocasião ela recuou, permitindo que o PT lançasse o então senador, agora presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Entretanto, para o próximo ano, tanto a vontade da parlamentar quanto o apoio da direção do PT estão confirmados. Em fevereiro, durante uma reunião do diretório do partido, Natália anunciou oficialmente sua pré-candidatura.
Além dessas 12 capitais, o PT, liderado por Lula, almeja as vice-prefeituras nas principais cidades, como São Paulo, onde o partido apoia Guilherme Boulos (PSOL), além do Rio de Janeiro e Recife.
As eleições de 2024 representarão um teste significativo, já que serão as primeiras eleições municipais após o retorno de Lula à presidência, marcando uma mudança em relação às eleições de 2016 e 2020, quando o PT perdeu prefeituras importantes e diminuiu sua representação nas urnas. Na última eleição municipal, o partido não conquistou nenhuma capital, um cenário inédito desde a redemocratização. Agora, com Lula novamente na presidência, a expectativa é de reconstruir sua presença e influência.
De acordo com a Folha, todos os pré-candidatos do PT devem ser definidos até 30 de novembro, a fim de permitir tempo suficiente para a organização da campanha.
Natália Bonavides e o PT já estão mobilizados: desde julho, o partido iniciou o projeto "PT Pensa Natal," que envolve plenárias nos bairros da cidade para desenvolver o programa político do próximo ano.
No que diz respeito às alianças, as discussões já estão em andamento. O PT faz parte da Federação Brasil da Esperança com o PCdoB e o PV. Os comunistas já definiram seu apoio à deputada federal, enquanto o PV lançou a deputada estadual Eudiane Macedo como pré-candidata à prefeitura. Como a federação só pode apresentar um candidato, uma das duas siglas terá que recuar até 2024.
Além disso, o PSOL, em seu congresso estadual realizado em setembro, estabeleceu a busca por unidade com os partidos de esquerda na capital, em uma aliança contra as candidaturas associadas ao bolsonarismo. Natália Bonavides pode contar com o apoio dos membros do PSOL, mas uma candidatura própria do partido não está descartada. A Unidade Popular também demonstra simpatia pela petista, mas ainda não definiu sua posição para o próximo ano.