Nos últimos três dias, contados a partir das 08h desta sexta-feira, 15 de março, o Rio Grande do Norte foi atingido por 3.953 raios. De acordo com dados coletados pela Neoenergia Cosern através da Plataforma ClimaTempo, Apodi, localizado no Alto Oeste do estado, lidera o ranking com o maior número de descargas atmosféricas, totalizando 487 ocorrências.
De janeiro até o final de fevereiro deste ano, o Rio Grande do Norte registrou um total de 28.366 descargas atmosféricas. Esse número, compilado pela Neoenergia Cosern, representa uma redução de 27,94% em relação ao mesmo período de 2023, quando 39.367 raios atingiram o solo potiguar. Os locais com as maiores incidências durante este primeiro bimestre foram Apodi (1.415), Assú (1.329), Santana do Matos (1.154), Upanema (1.119) e Mossoró (1.026).
Ao longo de todo o ano de 2023, cerca de 113 mil raios caíram em todo o estado, representando um aumento de 40% em comparação com o ano anterior. Os três municípios mais afetados pelas descargas foram Mossoró (7.902), Apodi (5.420) e Campo Grande (5.034). Esses eventos causaram mais de 3.200 interrupções no fornecimento de energia elétrica, afetando mais de 432 mil unidades consumidoras e danificando mais de 400 equipamentos do sistema, incluindo postes, transformadores e cabos.
Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern, destaca a constante vigilância climática realizada em todas as regiões do estado, com equipes preparadas para agir rapidamente em caso de interrupção no fornecimento de energia causada por raios, priorizando sempre a segurança dos colaboradores e da população.
A Neoenergia Cosern reforça algumas orientações de segurança para prevenir acidentes durante tempestades:
- Buscar abrigo ao notar nuvens carregadas ou ouvir trovões;
- Evitar ficar próximo a árvores, animais ou objetos metálicos;
- Não se abrigar debaixo de varandas, barracos ou em áreas descampadas;
- Evitar banhos em praias, rios, açudes ou piscinas durante tempestades;
- Não utilizar equipamentos elétricos ligados à rede elétrica;
- Evitar o uso de telefone com fio ou celular conectado ao carregador durante tempestades;
- Não subir em telhados, terraços ou montanhas;
- Não caminhar em rodovias, ruas ou estradas durante tempestades.