Foto: Reprodução
16/01/2024 às 17:45

Rio Grande do Norte vence prêmio Jabuti 2023 em duas categorias

Os livros "A notável história do Homem-Listrado", de Fayga Ostrower, e "Álbum Guerreiras da Ancestralidade", do Mulherio das Letras Indígenas, ambos produzidos no Rio Grande do Norte, foram os vencedores do Prêmio Jabuti 2023. A cerimônia de premiação, que ocorreu na noite desta terça-feira (05) no Teatro Municipal de São Paulo, marcou a 65ª edição deste prestigioso prêmio literário no Brasil.

O livro "Álbum Guerreiras da Ancestralidade" recebeu o prêmio na categoria Fomento à Leitura, enquanto "A notável história do Homem-Listrado" foi premiado na categoria Ilustração. Essa é a segunda vez que Fayga Ostrower ganha o Prêmio Jabuti, o primeiro sendo em 1999 com a obra esgotada "A Sensibilidade do Intelecto". Ana Caldas Lewinsohn, atriz, diretora e professora, expressou sua alegria ao colaborar na democratização da arte de Fayga Ostrower.

A categoria Fomento à Leitura foi conquistada pelo "Álbum Guerreiras da Ancestralidade", e sua coautora, a indígena Eva Potiguara, contribui para a riqueza dessa obra. O livro agora planeja uma segunda edição e a expansão de sua distribuição para livrarias em todo o Brasil e internacionalmente.

"A notável história do Homem-Listrado" obteve o prêmio na categoria Ilustração, e sua primeira tiragem, realizada em parceria com a Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) e o Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC/UFRN), consistiu em 500 cópias. Agora, com o prestigioso "selo" do Prêmio Jabuti, o plano é lançar uma segunda edição e ampliar a distribuição do livro em livrarias nacionais e internacionais.

Ana Caldas Lewinsohn destacou que o reconhecimento nacional conferido pelo Prêmio Jabuti é um estímulo valioso para a reedição e disseminação do livro. A primeira edição já chegou a diferentes estados e até mesmo a outros países, como Alemanha e Turquia, que manifestaram interesse em publicar a obra. "A notável história do Homem-Listrado" pode ser adquirida na Cooperativa Cultural, localizada no Campus Central da UFRN, e também está disponível como ebook gratuito pela UFRN.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais