Foto: Reprodução
16/04/2024 às 17:45

RN atinge 70% do volume de chuvas esperado em abril em 15 dias, aponta Emparn

O Rio Grande do Norte registrou chuvas significativas, alcançando 99,5mm durante abril de 2024, segundo mês da quadra chuvosa, o que representa 70% da média esperada de 146,8mm, conforme dados do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) até a última segunda-feira (15). As regiões mais beneficiadas foram o Agreste Potiguar, com 87,8%, e a Central Potiguar, que alcançou 70,2%.

Essa condição favorável é atribuída à atuação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência Intertropical, juntamente ao aumento das temperaturas superficiais das águas do oceano Atlântico, que estão cerca de 2°C acima da média, e à topografia do estado, caracterizada por serras e formações rochosas que influenciam no deslocamento das massas de ar, propiciando a formação de nuvens e chuvas nesta época do ano, informou a Emparn.

Segundo o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, a previsão é de continuidade das chuvas até o final do mês, mantendo-se dentro ou ligeiramente acima da média esperada. Quanto às temperaturas, a população potiguar continuará enfrentando altas temperaturas, com médias de 25ºC no início do dia e 28°C à noite em Natal, devido à combinação de alta umidade, em torno de 80%, e baixa circulação de ventos.

Para a terceira semana de abril de 2024, a previsão indica céu parcialmente nublado com probabilidade de chuvas mais intensas, especialmente durante as madrugadas no Leste Potiguar e durante as tardes no interior do estado. Os prognósticos detalhados, dia a dia, fornecidos pela Emparn indicam a ocorrência de chuvas em todo o estado ao longo da semana, com algumas variações de intensidade e distribuição regional. No entanto, ressalta-se que as expectativas estão sujeitas a alterações ao longo dos próximos dias.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais