Reprodução
08/11/2023 às 17:19

RN chega a mais de 70 internos do sistema prisional fazendo graduação

No Rio Grande do Norte, mais de 70 detentos do sistema prisional estão matriculados em cursos de graduação, graças a uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).

Vinte e quatro homens que estão sob custódia do Sistema Penitenciário do estado iniciaram, nesta semana, os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental ou Tecnologia em Gestão Pública. Isso elevou o total de detentos envolvidos em cursos de graduação para 72, incluindo os 48 que já estavam participando.

As aulas são ministradas na modalidade de Educação a Distância, resultado de um Acordo de Cooperação entre o IFRN e a SEAP. As novas vagas foram alocadas entre os detentos em diferentes unidades prisionais, como o Complexo Penal Doutor João Chaves (Feminino), Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros, Complexo Penal Estadual Agrícola Doutor Mário Negócio (Masculino e Feminino), Penitenciária Estadual do Seridó, Cadeia Pública de Caraúbas e Centro de Detenção Provisória de Apodi.

Esses cursos são oferecidos em colaboração com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), um programa do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza cursos a distância em parceria com instituições públicas de ensino. A duração do curso é de seis semestres, com uma carga horária total de 2.294 horas.

Os detentos que ingressaram nos cursos foram selecionados com base em suas pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições de 2021, 2022 ou 2023.

O secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, destacou o compromisso do estado com a ressocialização dos detentos, afirmando que "o Estado tem oferecido condições para os privados de liberdade que estão interessados em ressocializar."

A aula inaugural, que ocorreu na última sexta-feira (3), contou com a presença do secretário da SEAP, Helton Edi, do reitor do IFRN, José Arnóbio, da juíza titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Mossoró, Cinthia Cibele, do juiz auxiliar da vice-presidência do Tribunal de Justiça (TJ), Bruno Montenegro, além de professores e agentes penitenciários. Nesta segunda-feira (6), as aulas começaram oficialmente.

Desde 2017, o IFRN, por meio do Campus Avançado Natal – Zona Leste, tem se destacado na oferta de educação superior a distância em locais de privação de liberdade no Rio Grande do Norte. Nos últimos anos, o Núcleo de Pesquisa em Educação Prisional (NUPESEP/IFRN) tem trabalhado em colaboração com a SEAP, buscando desenvolver iniciativas que contribuam para o ensino, pesquisa e extensão nas prisões estaduais.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais