A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) dá início, nesta quinta-feira (27), à distribuição do primeiro lote de vacinas contra a influenza para a campanha que terá início em 7 de abril. Os municípios do Rio Grande do Norte receberão, inicialmente, 93.890 doses, que serão entregues nas Unidades Regionais de Saúde Pública e na Unidade Central de Agentes Terapêuticos para as cidades da Região Metropolitana.
Este ano, o Ministério da Saúde implementou uma nova estratégia ao incluir a vacina no Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos prioritários.
Além disso, a campanha de vacinação contra a influenza em 2025 terá foco especial em grupos prioritários como puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, professores da educação básica e superior, profissionais de saúde, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo percurso, trabalhadores portuários e dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A Sesap recomenda que os municípios realizem uma busca ativa para garantir que esses grupos sejam vacinados e atinjam a meta estabelecida. O dia “D” da mobilização nacional será em 10 de maio.
Natal receberá o maior número de doses, com mais de 24 mil imunizantes. A região Oeste, com sede em Mossoró, terá mais de 16 mil doses disponíveis. O Agreste contará com cerca de 10 mil doses e o Mato Grande receberá aproximadamente 9 mil. Para os municípios do Seridó estão previstas 8.860 doses; já o Alto Oeste e o Trairi iniciam a campanha com 7.400 e 5.300 doses, respectivamente.
Na Região Metropolitana, Parnamirim será beneficiada com 6.370 doses; já Extremoz, Macaíba e São Gonçalo do Amarante receberão 1.130, 2.100 e 2.570 doses na ordem.
Considerada a principal forma de prevenção contra a influenza, a vacinação é essencial para promover imunidade durante os períodos em que os vírus estão mais circulantes, ajudando a reduzir complicações da doença, internações e óbitos.