O Rio Grande do Norte se destacou como o segundo estado do Brasil e o primeiro do Nordeste em redução da violência entre 2022 e 2023, de acordo com o mais recente estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18) no 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024.
Segundo o anuário, o RN registrou uma redução de 13,9% na taxa de mortalidade violenta, ficando logo atrás de Rondônia, que alcançou uma diminuição de 14,2%. O Paraná aparece em terceiro lugar, com uma queda de 12,8%.
Em termos absolutos, foram 1.212 vítimas de mortes violentas intencionais (MVI) no território potiguar em 2022, contra 1.043 no ano anterior, o que representa 169 vítimas a menos (-13,9%).
O termo MVI engloba casos de homicídio doloso, feminicídio, mortes decorrentes de confronto com agentes de segurança pública, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização não-governamental, sem vínculos partidários e sem fins lucrativos, dedicada a promover um ambiente de referência na área de segurança pública. Composta por policiais, gestores públicos, pesquisadores, ativistas e operadores do sistema de Justiça, a organização contribui para a transparência das informações sobre violência e para o desenvolvimento de políticas de segurança, defendendo a segurança pública como um direito social fundamental.