Foto: Reprodução
07/03/2024 às 17:30

RN inicia vacinação contra influenza no dia 18 de março

A vacinação contra a influenza no Rio Grande do Norte terá início em 18 de março, marcando uma antecipação em relação à prática usual que iniciava em maio. O estado receberá mais de 360 mil doses no primeiro lote, destinadas aos grupos prioritários.

Os imunizantes já foram entregues e estão sendo distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) às seis unidades regionais no interior. Os municípios recolherão seus lotes a partir de sexta-feira (8). Até 15 de março, a expectativa é que todas as 167 cidades potiguares tenham suas vacinas estocadas e prontas para aplicação.

O Rio Grande do Norte adiantará em uma semana a data recomendada pelo Ministério da Saúde, que é 25 de março, como início oficial da Estratégia de Vacinação contra a Influenza para as Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A decisão foi tomada na Câmara Técnica da Vacinação, considerando o aumento da circulação de vírus e a vacinação como a melhor estratégia preventiva contra a influenza.

Laiane Graziela, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, destacou que a vacina trivalente, protegendo contra os principais vírus da influenza no Brasil, pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Em 2023, foram administradas aproximadamente 961 mil doses da vacina contra a influenza no RN.

Os grupos prioritários da campanha, conforme nota técnica do Ministério da Saúde, incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, entre outros. Crianças que receberão a vacina pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais