Reprodução
10/10/2023 às 15:49

RN recebe sinal verde para exportação de mamão para o Chile

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte recebeu a aprovação do governo chileno para a exportação de frutas frescas de mamão (Carica papaya) cultivadas no estado.

Essa conquista resultou de uma colaboração entre o instituto e a Superintendência Federal da Agricultura (SFA) do Ministério da Agricultura, com a concordância das exigências fitossanitárias chilenas conforme estabelecido na Resolução Exenta n˚ 5759/2023.

O Ministério da Agricultura orientou os procedimentos necessários para a execução do acordo fitossanitário com o Chile, especificamente em relação ao monitoramento das moscas das frutas (Anastrepha fraterculus, Bactrocera carambolae e Ceratitis capitata). Este monitoramento será conduzido pelos produtores e exportadores interessados, com supervisão do IDIARN e fiscalização da SFA-RN.

O Diretor-geral do IDIARN, Mário Manso, expressou sua satisfação com essa nova realização:

"Estamos muito felizes com esta conquista. O Rio Grande do Norte já possui acordos de exportação de diversos outros frutos com países como União Europeia, China, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Portugal, Dubai, Itália, Egito, entre outros. Agora, estamos ansiosos para enviar nossa primeira remessa de mamão papaya para o Chile."

Essa conquista reforça a posição do Rio Grande do Norte como um importante exportador de produtos agrícolas para o mercado internacional.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais