O Rio Grande do Norte possui 33 pontes classificadas em estado crítico ou ruim, conforme levantamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) divulgado nesta semana. Apenas uma dessas estruturas passou por manutenção até o momento. De acordo com o Dnit, 24 pontes estão com ações de manutenção contratadas, enquanto cinco têm reabilitação programada. Outras duas estão previstas para reabilitação, mas o órgão não informou prazos para a conclusão dessas obras.
As pontes em condições consideradas ruins (nível 2) ou críticas (nível 1) estão distribuídas da seguinte forma: oito na BR-101/RN, uma na BR-110/RN, dez na BR-226/RN, três na BR-304/RN, três na BR-405/RN, duas na BR-406/RN e seis na BR-427/RN. O Dnit não especificou quais dessas estruturas já receberam manutenção nem os períodos em que os serviços foram realizados. Conforme os dados, o estado conta com seis pontes em situação crítica e 27 em estado ruim.
A requalificação das pontes faz parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte). Questionado sobre medidas para evitar riscos aos usuários, o Dnit explicou que as classificações de 1 a 5 são baseadas em inspeções técnicas e não necessariamente indicam a necessidade de interdição imediata. O órgão afirmou que esse sistema de classificação ajuda na tomada de decisões e na priorização de investimentos, mas que a nota não é usada como parâmetro para interditar estruturas.
O superintendente do Dnit no RN, Getúlio Batista, negou haver pontes em situação crítica ou de risco no estado, afirmando que não há nenhuma ponte em grau de risco 2 ou 1 sob a administração do órgão. Batista citou dois casos recentes: a ponte sobre o Rio Bonfim, em Lajes, que colapsou em março devido às chuvas e está sendo reconstruída, com entrega prevista para o dia 30 de dezembro, e a ponte de Igapó, em Natal, que havia sido classificada como risco 2, mas está em processo de recuperação integral, abrangendo 600 metros de extensão. O Dnit segue sem esclarecer os prazos para revitalização das pontes no RN.