O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN) informou, nesta terça-feira (20), que a greve prevista para começar nesta quarta-feira (21) foi adiada. A decisão foi tomada após reunião com representantes do setor empresarial do transporte público de Natal.
Uma nova rodada de negociações está marcada para a próxima terça-feira (27), na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Norte (SRTE/RN). Na ocasião, os rodoviários devem apresentar uma nova proposta.
Entre as reivindicações da categoria estão: reajuste salarial de 8,53%, aumento do vale-refeição para R$ 600 (correspondente a 36,36% de reajuste) e reajuste de 15,5% na mensalidade do plano de saúde.
Por outro lado, a proposta apresentada pelos empresários inclui um reajuste salarial de 5,53%, a ser concedido em duas etapas: 3,53% a partir de 1º de maio e 2% a partir de 1º de novembro. Também foi ofertado reajuste de 7,5% para o vale-refeição e para o plano de saúde.
De acordo com os representantes patronais, fatores como a retração econômica local, os efeitos remanescentes da pandemia e a concorrência com serviços por aplicativo, especialmente por motocicletas, têm impactado as finanças do setor. Os empresários também mencionaram que mudanças mais amplas dependem da conclusão da licitação do sistema de transporte público.
A última audiência entre as partes foi realizada na quinta-feira (15), na sede da SRTE/RN. Na ocasião, as propostas dos trabalhadores foram rejeitadas pelo setor patronal. A contraproposta dos empresários foi levada à apreciação da categoria, mas não foi aprovada.
O Sintro-RN informou que segue aberto ao diálogo e que uma paralisação poderá ser confirmada, caso não haja avanço nas negociações da próxima semana.