Imagem: Reprodução
16/06/2025 às 14:54

Senado deve instalar CPMI do INSS nesta terça-feira (17)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), deve realizar nesta terça-feira (17) a leitura do requerimento que oficializa a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A presidência do colegiado deverá ficar com o senador Omar Aziz (PSD-AM), indicado por seu partido. A relatoria deve ser atribuída ao Partido Liberal (PL), que ainda discute o nome do relator. Entre os cotados estão o deputado Coronel Crisóstomo (PL-RO), que liderou o pedido de CPI na Câmara, e a deputada Coronel Fernanda (PL-MT), responsável pela coleta de assinaturas para a instalação da CPMI.

A instalação da comissão estava inicialmente prevista para 27 de maio, mas foi adiada por falta de consenso sobre vetos presidenciais a serem analisados pelo Congresso. A nova data permitiu ao governo federal articular estratégias políticas e se preparar para o avanço da investigação.

Com a leitura do requerimento considerada certa, parlamentares da base governista já tratam a instalação da CPMI como inevitável. A avaliação entre governistas é que o melhor caminho será compor uma equipe experiente para atuar na comissão.

Entre os nomes que devem compor a linha de frente do governo na CPMI estão os senadores Randolfe Rodrigues (PT-AP), Jaques Wagner (PT-BA) e Fabiano Contarato (PT-ES), que também tiveram atuação destacada na CPI da Covid-19.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais