Imagem:Reprodução
10/03/2025 às 16:40

Servidores das universidades UFRN e Ufersa programam uma paralisação de 24 horas para exigir o cumprimento do acordo de greve

Os servidores técnico-administrativos de todo o Brasil anunciaram um dia nacional de paralisação para esta terça-feira (11). A mobilização, convocada pela Fasubra-Sindical, visa exigir o cumprimento integral do acordo de greve que foi firmado entre o Governo Federal e a categoria em junho do ano passado.

Os trabalhadores das duas universidades potiguares, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), estão organizados pelo Sintest-RN, o sindicato local.

Os servidores deveriam ter recebido um reajuste salarial de 9% em janeiro de 2025, mas a falta de aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) no Congresso Nacional impediu que isso acontecesse. Além disso, a categoria discorda de alguns aspectos da Medida Provisória (MP) 1286/2024, que introduz mudanças na carreira dos servidores, as quais não foram acordadas durante a greve de 2024.

A mobilização será realizada em diversas instituições de ensino em todo o país e incluirá atos públicos, caminhadas, assembleias e distribuição de panfletos. A categoria também planeja intensificar a pressão sobre as administrações locais e o Governo Federal.

Em Natal, o Sintest-RN promoverá um ato em frente à Faculdade de Odontologia da UFRN, na Avenida Senador Salgado Filho, a partir das 9 horas. Já em Mossoró, haverá uma manifestação em frente ao Campus Leste da Ufersa, às 16h, com distribuição de panfletos.

“Estamos comprometidos em lutar para que os direitos da categoria sejam respeitados. Vamos demonstrar nossa força e unidade para que o governo cumpra sua palavra”, declara Celita Pessoa, coordenadora geral do Sintest-RN.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais