A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizará, no próximo dia 25, o repasse da primeira parcela do retroativo do complemento do piso da enfermagem aos trabalhadores da rede estadual de saúde.
Esse montante, de aproximadamente R$ 5 milhões, cobre um mês e meio dos quatro meses de retroativos devidos (de maio a agosto de 2023) que alguns servidores ainda não receberam. O repasse beneficiará pouco mais de 5,3 mil servidores.
A decisão foi comunicada aos representantes dos trabalhadores em uma reunião realizada nesta terça-feira (6), no Centro Administrativo.
Os valores referentes ao complemento do piso da enfermagem são enviados pelo Ministério da Saúde à Sesap, que então faz o repasse mensal aos trabalhadores. O pagamento parcial dos retroativos é resultado dos esforços da secretaria junto ao ente federal para liberar o uso desses fundos, conforme ofício recebido recentemente pela Sesap.
Desde o final de 2023, as equipes técnicas e de gestão da secretaria têm realizado reuniões, contatos e encaminhado ofícios ao ministério para resolver a questão. A Sesap continua comprometida, conforme acordado anteriormente com os servidores, a buscar o repasse final da União para o pagamento do restante dos retroativos.