Próxima de completar 17 anos desde sua inauguração, a Ponte Newton Navarro, que liga os bairros da zona Norte e Leste de Natal, ainda carece de um sistema robusto de proteção ao tráfego naval. A ausência de defensas resultou em um incidente na tarde desta segunda-feira (22), quando uma embarcação que transportava pás de torres de energia eólica colidiu com a base da ponte. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN), a colisão causou apenas uma pequena avaria em placas metálicas que revestem a estrutura de concreto.
O Comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil informou que a embarcação vinha do Porto de Pecém, no Ceará, com destino ao Rio Grande do Sul, mas precisou atracar no Porto de Natal devido a “condições climáticas adversas”. O acidente ocorreu enquanto o dispositivo, composto pelo rebocador “TS ARROJADO” e a balsa “TS 7”, tentava passar sob a ponte, manobrando em uma curva.
Após o incidente, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) enviou uma equipe de Inspeção Naval para verificar os aspectos de segurança de navegação. Não houve vítimas nem danos ambientais. A Marinha do Brasil declarou em nota que será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para investigar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido.
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), responsável pelo Porto de Natal, informou que a embarcação atracou após a colisão.
No projeto original de 2004, estava prevista a instalação de defensas na ponte. Recentemente, em 10 de julho deste ano, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, assegurou à governadora Fátima Bezerra recursos para a construção das defensas dos pilares centrais, com um orçamento inicial estimado em R$ 45 milhões, embora não haja detalhamento desse valor.
A SIN mencionou que participou de uma reunião na semana passada sobre as defensas, juntamente com o Ministério dos Portos e Aeroportos. “Os projetos básicos estão prontos — a próxima fase é o desenvolvimento dos projetos executivos — e posterior contratação das obras”, afirmou a secretaria em nota. Os recursos serão repassados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que será responsável pela execução das obras de instalação das proteções.
Está prevista a visita de Sílvio Costa Filho ao Rio Grande do Norte em agosto, quando anunciará este investimento, além de R$ 60 milhões para a obra de dragagem do Rio Potengi e mais R$ 10 milhões para as defensas do cais do Porto de Natal.