O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) convocou uma assembleia da rede estadual para discutir a possibilidade de greve em defesa da implementação do reajuste do piso do magistério em 2025. A reunião está agendada para a próxima quarta-feira (19), às 8h30, em frente à Governadoria do Estado.
Desde que foi divulgada a tabela com o reajuste de 6,27%, os servidores da rede estadual têm pressionado o Governo do RN para que a atualização do piso salarial ocorra com urgência. Na última terça-feira (11), professores se reuniram na Praça Sete de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa, para reivindicar a implantação do novo piso e a efetivação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) dos profissionais da educação.
A diretora de comunicação do Sinte/RN, Thelma Farias, informou durante o protesto que a greve será considerada apenas como último recurso, caso não haja avanços nas negociações. “A greve é uma medida extrema, que só será adotada se não houver qualquer possibilidade de negociação”, enfatizou.
O indicativo de greve foi discutido após a governadora Fátima Bezerra não assegurar a aplicação do reajuste para todos os servidores. Segundo a gestora, “o diálogo continua aberto” com a categoria.