Nesta terça-feira (9), as autoridades policiais anunciaram a prisão do indivíduo apontado como responsável pelo maior vazamento de dados já registrado na internet brasileira.
O suspeito, identificado como Marcos Roberto Correia da Silva, de 24 anos, foi detido em Feira de Santana, Bahia, a cerca de 100 km de Salvador. O caso ganhou destaque quando a Polícia Federal revelou que o hacker, conhecido no ambiente virtual como “VandaTheGod”, estava sob investigação por disseminar e comercializar informações privadas de aproximadamente 223 milhões de pessoas.
Os tipos de informações tornadas públicas indevidamente incluem dados básicos associados ao CPF, endereços, fotos de rosto, histórico de crédito, renda, além de informações financeiras como cheques sem fundo e declarações de imposto de renda. Além disso, serviços de telefonia, históricos educacionais, detalhes de benefícios do INSS e registros de servidores públicos.
As autoridades destacaram que o suspeito já havia sido detido anteriormente por crimes cibernéticos. Em 2019, ele foi preso na Operação Defaced, sob a suspeita de invadir sites de órgãos públicos. Apesar de ter cumprido prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica em 2021, em 2023 ele se tornou um fugitivo da Justiça após romper o dispositivo de monitoramento.
DCM