Foto: Reprodução
03/04/2024 às 15:38

UFRN alcança conceito máximo inédito em índice de qualidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) alcançou um marco histórico ao atingir o conceito máximo no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), destacando-se entre as 25 universidades brasileiras com pontuação 5. Este resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 2 de março, juntamente com outros Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022.

Esse feito notável da UFRN vem após anos de implementação da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, iniciada em 2017 e atualizada em 2020. Segundo Fabiano do Espírito Santo, procurador institucional da UFRN, essa política foi elaborada para lidar com fragilidades que afetavam os índices de avaliação da universidade. Foi formado um grupo de trabalho, coordenado pelo então vice-reitor, José Daniel Diniz Melo, para desenvolver soluções e elevar a qualidade dos cursos.

A conquista do IGC 5 evidencia que as estratégias adotadas pela gestão têm surtido efeito, elevando a qualidade tanto da graduação quanto da pós-graduação na UFRN. O compromisso com a Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação tem sido fundamental para esse sucesso, conforme destaca Daniel Diniz, atual reitor da universidade.

Alexandre Queiroz, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRN), explica que a política de melhoria se baseia em diagnósticos e planos de ação específicos para cada curso, visando fortalecer os pontos positivos e solucionar as dificuldades. Esse processo tem levado a UFRN a elevar os conceitos dos cursos de graduação, avaliados pelo Enade, e da pós-graduação, avaliados pela Capes, fatores determinantes para o cálculo do IGC.

O reconhecimento precoce do conceito máximo é motivo de celebração para toda a comunidade acadêmica da UFRN. Os pró-reitores de Graduação e Pós-Graduação, Elda Melo e Rubens Maribondo, enfatizam que a consolidação da política de melhoria dos cursos na instituição tem sido fundamental para alcançar os objetivos estabelecidos nos planos institucionais.

Rubens Maribondo antecipa que a pós-graduação continuará avançando, com a expectativa de aumentar o número de programas com conceitos 6 e 7 na próxima avaliação da Capes. Alexandre Queiroz ressalta que o foco na melhoria dos índices de desempenho também se estende à graduação, onde a Pró-Reitoria tem trabalhado em conjunto com os gestores dos cursos para assegurar a execução dos planos de ação e fortalecer os resultados acadêmicos da UFRN


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais