Reprodução
25/08/2023 às 15:45

UFRN é eleita a 4ª melhor universidade do Nordeste

Você sabia que o Nordeste abriga algumas das instituições de ensino superior mais destacadas não só no país, mas também em toda a América Latina? Se a sua intenção é embarcar em uma jornada acadêmica, seja em uma graduação ou pós-graduação, nessa região, você certamente ficará maravilhado com a qualidade e a variedade das universidades presentes aqui. Nessa matéria, você irá conhecer algumas das universidades de maior relevância no Nordeste, de acordo com o renomado ranking latino-americano do Times Higher Education (THE), um dos indicadores mais respeitados do mundo no campo da educação superior.

A classificação se fundamenta em treze critérios que avaliam o desempenho das universidades em quatro esferas cruciais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e alcance internacional. Vale salientar que o Brasil se destaca como a nação com o maior número de instituições presentes no ranking, totalizando 67 dentre as 177 avaliadas. Dentro desse panorama, é notável que treze dessas instituições de destaque pertencem ao Nordeste, das quais sete são de natureza pública e seis de caráter privado.

Acompanhe agora a relação das cinco universidades de maior renome nessa região e desvende um pouco mais sobre cada uma das instituições de ensino.

1 - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 

A UFPE é a melhor universidade do nordeste e a 44ª melhor da América Latina, segundo o ranking do THE. Fundada em 1946, a UFPE é uma universidade pública federal, localizada na cidade de Recife, capital pernambucana. A UFPE tem cerca de 40 mil alunos matriculados em seus três campi, onde oferece mais de 100 cursos de graduação e mais de 200 programas de pós-graduação. A UFPE se destaca pela excelência em ensino e pesquisa, sendo líder nacional em áreas como ciências biológicas, engenharia química e ciência da informação.

2 - Universidade Federal da Bahia (UFBA) 

A UFBA é a segunda melhor universidade do nordeste e a 69ª melhor da América Latina, segundo o ranking do THE. Fundada em 1808, a UFBA é a universidade mais antiga do Brasil e uma das mais tradicionais do país. A UFBA é uma universidade pública federal, localizada na cidade de Salvador, capital baiana. A UFBA tem cerca de 35 mil alunos matriculados em seus quatro campi, onde oferece mais de 100 cursos de graduação e mais de 150 programas de pós-graduação. A UFBA se destaca pela diversidade e pela relevância de suas pesquisas, que abrangem desde as ciências humanas até as ciências da saúde.

3 - Universidade Federal do Ceará (UFC) 

Uma universidade pública federal, localizada na cidade de Fortaleza, capital cearense. A UFC tem cerca de 30 mil alunos matriculados em seus cinco campi, onde oferece mais de 100 cursos de graduação e mais de 100 programas de pós-graduação. A UFC se destaca pela qualidade de seu ensino e pela inovação em pesquisa, sendo referência em áreas como engenharia civil, matemática e economia.

4 -Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) 

A UFRN é a quarta melhor universidade do nordeste e a 91ª melhor da América Latina, segundo o ranking do THE. Fundada em 1958, a UFRN é uma universidade pública federal, localizada na cidade de Natal, capital potiguar. A UFRN tem cerca de 40 mil alunos matriculados em seus quatro campi, onde oferece mais de 100 cursos de graduação e mais de 100 programas de pós-graduação. A UFRN se destaca pela excelência acadêmica e pela integração com a sociedade, realizando projetos nas áreas de cultura, arte, esporte e extensão.

5 -Universidade Federal do Sergipe (UFS) 

A UFS é a quinta melhor universidade do nordeste e a 99ª melhor da América Latina, segundo o ranking do THE. Fundada em 1968, a UFS é uma universidade pública federal, localizada na cidade de São Cristóvão, no interior sergipano. A UFS tem cerca de 30 mil alunos matriculados em seus seis campi, onde oferece mais de 100 cursos de graduação e mais de 50 programas de pós-graduação. A UFS se destaca pela qualidade de seu ensino e pela produção de conhecimento nas áreas de ciências agrárias, engenharias e ciências sociais aplicadas.


Comentários


DEIXE UM COMENTÁRIO


Categorias

Mídias Sociais