A vacina contra a Covid-19 pediátrica foi oficialmente incorporada ao calendário nacional de vacinação infantil a partir de 1º de janeiro, e, em resposta, a cidade de Natal anunciou uma campanha de intensificação da imunização para crianças com menos de cinco anos. Segundo informações do G1, apenas 30% das cerca de 23.949 mil crianças elegíveis para a vacinação na capital potiguar receberam alguma dose da vacina até o momento, totalizando aproximadamente 7.1847 mil crianças, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
"A vacina Covid-19 pediátrica agora entra para o calendário de vacinação infantil e vai fazer parte das vacinas de rotina obrigatórias que as crianças devem tomar, então é importante que os pais ou responsáveis procurem um dos nossos pontos e regularizem a imunização de seus filhos", ressaltou Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).
A imunização é direcionada a crianças com idade a partir de seis meses e menores de cinco anos que não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 ou não concluíram o esquema vacinal com as três doses, observando os intervalos de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose, e de oito semanas entre a 2ª e a 3ª dose. Aquelas que completarem o esquema com as três doses não necessitarão de doses adicionais em 2024.
Para crianças com mais de 5 anos, a dose de reforço em 2024 será aplicada apenas nos grupos prioritários, como imunocomprometidos, portadores de comorbidades e deficiência permanente, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, residentes em instituições de longa permanência e em situação de rua.
A população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Natal pode se vacinar em Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h, ou nos pontos extras de vacinação nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, abertos de segunda a sexta-feira das 13h às 20h e aos sábados das 15h às 20h. As salas de imunização disponibilizam todas as vacinas de campanha e rotina do Calendário de Vacinação, incluindo as contra a Covid-19, Febre Amarela, Varicela, Tríplice Viral, DTP, dT, dTpa, influenza, VOP/VIP, HPV, ACWY, Meningo C, Pneumocócica 10v, Rotavírus, Pentavalente e Hepatites A e B.